Soluções
X
Home » A solução para aplicações severas

A solução para aplicações severas

Por em

Na industria, existem diversos processos críticos que necessitam de atenção e geram altos custos com manutenção, dispendendo um alto investimento na substituição dos equipamentos, mão de obra especializada e tempo de parada para o reparo. Entre estes processos estão o Sistema FGD, Injeção de Carvão, Transporte de Pó de Silicone entre outros que necessitam de equipamentos especiais que garantam resistência à abrasão, corrosão e ao desgaste.

O Sistema FGD

Diagrama do Sistema FGD

FGD System – Flue-gas Desulfurization System ou Sistema de Tratamento para Dessulfurização de Gases é um processo de tratamento de gases para remoção do SOx, NOx entre outros poluentes gerados em processos industriais de refino de gasolina, produção de cimento, vidro, ferro, cobre entre outras formas. Um dos grandes desafios do Sistema FGD é a alta corrosão e abrasão dos equipamentos envolvidos nesse processo, resultando em altos custos de manutenção e substituição.

O Sistema PCI

PCI System – Pulverized Coal Injection System ou Sistema de Injeção de Carvão Pulverizado é um processo que insere volumes de pequenos grãos de carvão nos fornos, reduzindo a utilização de coque metalúrgico e oferecendo uma fonte de carbono suplementar para acelerar a produção de ferro. Este processo resulta em um processo de desgaste nas válvulas devido ao atrito dos grãos de carvão, necessitando de equipamentos com Alta Dureza e Abrasão.

O Sistema de Transporte Pneumático de Pó

Diagrama de Transporte Pneumático

Além dos sistemas apresentados, podemos citar ainda aplicações como o Transporte Pneumático de produtos em Pó como cimento, magnésio e calcário em pó, entre outros pós e aplicações com Cloro Líquido ou Pasta metalúrgica, todas necessitando de equipamentos que suportem as condições extremas de serviço como o desgaste por abrasão. Para estas aplicações, a Solution Controles possui a linha de Válvulas em Cerâmica com resistência de 3 a 5 vezes maior que as válvulas comuns, veja abaixo mais informações.

 

A Válvula em Cerâmica

A Solution Controles apresenta a Válvula em Cerâmica tipo Esfera, Borboleta e Guilhotina, produzidas em A216, A105N, AISI304 ou AISI316 com dimensional de 1/2″ à 12″. As válvulas suportam temperaturas de -40°C à 450°C e podem ser aplicadas para processos com sólidos, semi-sólidos e líquidos com classe de vedação até VI (100% estanque).

Direcionadas para processos críticos em aplicações severas, as válvulas contam com baixo coeficiente de atrito, auto lubrificação, alta dureza e resistência à abrasão e corrosão entre outras características.

Resistência a
abrasão, corrosão
e erosão

 

As válvulas com disco e sedes produzidas em Cerâmica Alumina alcançam dureza HRA88 enquanto as produzidas em Zircônia alcançam HRA85, tornando os resultados muito melhores que válvulas em aço inoxidável. Outra característica é a alta performance em relação à abrasão e erosão, com alta resistência química e inerte a quase todos os fluídos químicos, tornando-se uma excelente opção para alta corrosão. Seu design mantém o fluído em contato nas partes em cerâmica e a estabilidade física e química da válvula garante alta durabilidade e resistência à maioria dos ácidos e alcalinos.

Possuem também resistência à incrustação, oxidação, ao fogo e característica anti-estática.

 

 

Válvula tipo Esfera

Produzida de 1/2″ à 8″, as válvulas de Esfera em Cerâmica possuem passagem Reduzida, Plena ou Caracterizada em V com 30°, 45° ou 60°. Suportam pressões de 35bar, possuem classe ANSI 150 e 300lbs e podem ser fornecidas com atuadores Pneumático, Elétrico, Hidráulico ou Manual.

Válvula Borboleta

Produzida de 2″ à 12″, as válvulas tipo Borboleta em Cerâmica possuem Classe de Vedação VI, atuadores Manual ou Automático e Classe ANSI 150lbs.

Válvula Guilhotina

Produzida de 1″ à 12″, as válvulas tipo Guilhotina em Cerâmica possuem Classe de vedação VI (100% estanque), suportam pressões de até 63bar e temperaturas de até 450°C.

 

Comentários