Notícias
X

Home » O Tubo Corrugado e a ASME BPE

O Tubo Corrugado e a ASME BPE

Por em

Confiança e eficiência

Na busca de um melhor resultado nas transferências de temperaturas dos Trocadores de Calor Casco e Tubo destaca-se o uso do Tubo Corrugado, entretanto, muito se questiona sobre a efetividade e esterilidade deste produto. A Solution Controles, através da fabricante europeia XLG, demonstra conforme norma ASME BPE a eficiência e confiabilidade dos Tubos Corrugados em relação à Drenagem, Rugosidade e Contaminação, confira abaixo:

O que são os tubos corrugados

Os tubos corrugados são produzidos a partir do efeito da pressão na superfície exterior dos tubos, resultando em uma pequena mudança na superfície interna que possibilita um fluxo turbulento com maior agitação e mistura. O fluxo turbulento melhora o coeficiente de transferência de calor total, oferecendo maior troca térmica do que os trocadores com tubos de paredes lisas (smooth), além de oferecer processo de alto limpeza interna minimizando incrustações, permitindo menos tempo de troca com maior tempo de operação (run time).

O que é a norma ASME BPE

A ASME, American Society of Mechanical Engineers ou Sociedade Norte Americana de Engenheiros Mecânicos, é uma associação fundada em 1880 que tem sob responsabilidade, além de outras coisas, a elaboração de normas e regulamentos técnicos no âmbito da engenharia.

Os padrões ASME -BPE (Bioprocessing Equipment), fornecem os requisitos aplicáveis à concepção de equipamentos utilizados nas indústrias de bioprocessamento, produtos farmacêuticos e de cuidados pessoais, bem como aplicações com níveis elevados de requisitos de higiene. Abrange materiais, design, fabricação, inspeção e testes e incorpora as melhores práticas para aumentar a pureza e a segurança do setor.

 

Tubos corrugados em conformidade com a norma ASME BPE

Requisitos de drenabilidade

Na seção SD-3.12 da Norma ASME BPE, algumas especificações são fornecidas para atender aos requisitos de drenagem, neste caso especificamente os requisitos para alcançar a drenagem gravitacional, veja abaixo:

SD-3.12.1 Para fins de esterilidade e limpeza, a gravidade é uma maneira eficaz de facilitar a drenagem. Para alcançar a drenagem gravitacional, as linhas devem ser lançadas em pontos designados e em uma inclinação específica (…) Os requisitos de processo do sistema que devem ser considerados na seleção da inclinação.

(A) As linhas de contato do produto devem ser inclinadas para minimizar o agrupamento do produto no sistema.

(B) As linhas que são esterilizadas a vapor no local devem ser inclinadas para facilitar a drenagem gravitacional do condensado.

(C) As linhas que são limpas no local devem ser inclinadas para facilitar a drenagem gravitacional dos fluidos de limpeza.

As características físicas do sistema (por exemplo, tamanho da linha, materiais, viscosidade do fluido, tensão da superfície do fluido) influenciarão a drenagem em determinada inclinação e também devem ser consideradas. O usuário pode aplicar critérios adicionais na designação da inclinação para resolver problemas como recuperação ou manutenção do produto.

Entende-se assim que a gravidade é uma maneira eficaz de facilitar a drenagem desde que as linhas estejam em uma inclinação específica, entretanto, nem todos os tubos, lisos ou corrugados, podem ser totalmente drenados por gravidade. Especificamente para tubos corrugados, a não ser que sejam instalados verticalmente, os requisitos de drenabilidade podem ser alcançados de acordo com a Sub-Seção SD 3.12.5 citada abaixo, concluindo-se assim que cumprem os requisitos, uma vez que o gás pressurizado ou vácuo podem ser utilizados para este fim.

SD-3.12.5 Sistemas ou equipamentos que não podem ser drenados por gravidade devem utilizar a expulsão forçada com gás pressurizado onde a drenagem de linha é necessária.

Em relação à rugosidade

Para aplicações sanitárias, os tubos corrugados possuem uma rugosidade específica e são ondulados para alcançar um padrão de fluxo turbulento que aumenta a transferência de calor e minimizam a incrustação. Esta ondulação é adquirida através de um dispositivo projetado que em contato com a superfície externa do tubo, o empurra com pressão calculada para obter a profundidade de ondulação requerida, este processo protege o polimento interno do tubo uma vez que a área não é tocada.

Veja abaixo a imagem da superfície interna de um tubo corrugado.

Tubos livres de contaminação

A fabricante XLG declara que, uma vez que os tubos ondulados aumentam a turbulência, ocorrerá menos incrustação, veja abaixo a explicação:

Como é amplamente conhecido, o fluxo turbulento é facilmente alcançado com tubos ondulados e uma vez que a ondulação aumenta a turbulência do fluido, diminui o depósito e a incrustação. Portanto, a ondulação não aumentará a contaminação dos tubos internos, mas pelo contrário, tornará sua formação mais difícil.

Veja abaixo o documento da XLG que fala sobre os efeitos dos tubos corrugados em relação à norma ASME BPE.

Certificações

Os produtos XLG são certificados internacionalmente e cumprem os requisitos da Diretiva Europeia de Equipamentos de Pressão 97/23/CE além de estarem em conformidade com a norma ISO 9001 e a americana 3A.

Conheça os produtos XLG distribuídos pela Solution

A Solution Controles possui em seu catálogo de produtos os Trocadores de Calor Casco e Tubo da marca XLG, veja abaixo alguns produtos:

Trocador de Calor
Casco e Tubo
Corrugado
Tubo sob Tubo

Trocador de Calor
Casco e Tubo
Corrugado
Tubo Anelado

Trocador de Calor
Casco e Tubo
Corrugado
Multitubular – Série I

Trocador de Calor
Casco e Tubo
Corrugado
Pharmagrade

Comentários