Saiba mais sobre a Resina de Epóxi, o Derakane e o Durcor
Meios agressivos e hostis necessitam de equipamentos com características especiais. A Solution Controles através da fabricante Pureflex (USA) oferece soluções em FRP, PRFV e PRFC tais como Resina de Epóxi, Derakane e Durcor. Entenda mais sobre estes materiais e conheça alguns produtos.
Resina Epóxi e Resina Epóxi Viniléster (Derakane)
O que é a Resina de Epóxi
A Resina de Epóxi é um polímero termofixo, não modifica com a ação do calor, que endurece com a ação de um catalisador. Analisando o termo, Epóxi refere-se a um grupo constituído por dois átomos de carbono ligados a um átomo de oxigênio, esta ligação é colocada em reação com produtos como o Epicloridrina, Bisfenol A, Bisfenol F ou o Novolac, resultando na Resina de Epóxi que, quando utilizada para revestimento apresenta características como:
- Ótimo desempenho mecânico;
- Ótima resistência química;
- Ótimo isolamento térmico.
O que é a Resina de Epóxi Viniléster (Derakane)
As Resinas de Epóxi Viniléster são resinas de epóxi que recebem reação do Bisfenol A, F ou Novolac e posteriormente são reagidas com um ácido carboxílico insaturado (como o ácido acrílico, por exemplo), adquirindo novas características.
Resina | Epóxi | Viniléster |
Resina sintética formada por polímero com propriedades termofixas | Composto químico de alto desempenho mecânico, químico e térmico | Resina impermeável de alta resistência à corrosão |
Estas resinas quando aplicadas para revestimento, apresentam características como:
- Ótimas propriedades antioxidante;
- Ótimo desempenho mecânico;
- Ótima resistência química contra ácidos, álcalis, alvejantes e solventes;
- Ótimo isolamento térmico;
- Ótima tenacidade;
- Resistência à fadiga.
Vantagens de reforçar a Resina de Epóxi com FRP, PRFV ou PRFC
Reforço de Fibra de Vidro – FRP ou PRFV
Os produtos reforçados com Fibra de Vidro são comumente conhecidos como FRP ou PRFV, Fibre-reinforced plastic ou Polímero Reforçado com Fibra de Vidro.
A Fibra de Vidro é um material obtido pelo processo de fundição do vidro e apresenta baixo custo, alta resistência à tração e grande inércia química. Por essas qualidades é muito utilizada para reforço de equipamentos industriais. Tanto a Resina de Epóxi, como a Resina de Epóxi Viniléster Derakane e Derakane Momentum, quando reforçadas com a Fibra de Vidro, por resultado da uniformidade nas fibras, garantem aumento nas qualidade mecânicas tornando-se um material de qualidade superior.
Reforço de Fibra de Carbono – PRFC
Além da Fibra de Vidro, outro reforço muito utilizado nas indústrias é o de Fibra de Carbono. Conhecido como PRFC – Polímero Reforçado com Fibra de Carbono – é produzido com polímeros de ligação, resinas termoendurecíveis como o Poliéster, o Viniléster, o Nylon, podendo conter outras fibras como o Polietileno de massa molecular ultra-elevado (UHMWPE, Ultra high molecular weight polyethylene).
Por estas definições, o reforço de Fibra de Carbono apresenta resistência elevada, baixo peso e ótima condutividade elétrica, tornando-se um ótimo reforço para válvulas e equipamentos.
Conheça o Durcor
O Durcor é uma tecnologia desenvolvida pela marca Pureflex que consiste no reforço de equipamentos com fibras de vidro longas e interligadas com alta pressão, permitindo que a carga seja transferida por toda a matriz, aumentando a resistência do material e protegendo de agentes químicos em ambientes hostis. O reforço em Durcor permite ainda:
- Excelente proteção antioxidante;
- Excelente desempenho mecânico, alta rigidez;
- Excelente resistência química;
- Excelente isolamento térmico;
- Excelente tenacidade, resistência ao impacto;
- Excelente resistência à fadiga;
- Leveza com redução do custo do frete;
- Facilidade, segurança e agilidade na instalação;
- Proteção UV.
Vantagens das Válvulas produzidas em Resina de Epóxi, Derakane e Durcor
Quando aplicadas à fabricação de válvulas, o FRP, PRFV e PRFC Resina de Epóxi – Resina de Epóxi Reforçada com Fibra de Vidro ou Fibra de Carbono – , o Derakane e Derakane Momentum – Resinas de Epóxi Viniléster reforçadas com Fibra de Vidro ou Fibra de Carbono – e o Durcor – Resina de Epóxi Viniléster Premium com reforço avançado de Fibra de Vidro – apresentam aumento de suas capacidades exercendo algumas vantagens:
- Elevada resistência à meios corrosivos severos
- Elevada resistência a altas temperaturas (até 135°C)
- Elevada resistência à compressão e abrasão
- Elevada leveza
Veja abaixo alguns exemplos do efeito da corrosão em válvulas de Durcor e de Aço Carbono e a diferença de peso entre a válvula Durcor e de Ferro fundido.
Imagens 1 à 4: Os acessório utilizados para teste foram Curva 90° de 2″ em Durcor e Curva 90° de 2″ em Aço Carbono. As curvas foram parafusadas uma na outra e submersas em 4 partes de Ácido Muriático para 1 parte de Ácido Nítrico à temperatura ambiente por 16 horas. Os resultados foram catastróficos para a curva em Aço Carbono enquanto a produzida em Durcor se manteve intacta. Imagem 5: Peso em Libras, os valores aproximados em Kg são de 330,2 Kg para a Válvula em Durcor e 787,4 Kg para a Válvula em Ferro Fundido.
Conheça as válvulas produzidas em Resina de Epóxi, Derakane e Durcor (FRP, PRFV e PRFC).
A Solution Controles através da fabricante Pureflex apresenta a linha de Válvulas e Acessórios em FRP / PRFV Resina de Epóxi, Derakane e Derakane Momentum 411~470 e Durcor, veja abaixo alguns produtos e caso se interesse entre em contato através do contato +55 12 3958.3190.
Válvulas de Esfera Série 400
Modelo 411-350
A Válvula de Esfera Série 400 possui corpo integral de 1″ à 10″. É produzida em FRP / PRFV Derakane 411-350 e 470 ou Resina de Epóxi reforçados com Fibra de Vidro. Sua sede é em PTFE com cavidade preenchida, sem espaço morto e sua haste é produzida em Hastelloy C276 encapsulado em Derakane ou Resina de Epóxi.
A Válvula da Série 400 excede a Classe VI, suportam meios corrosivos agressivos e ambientes hostis de até 135°C. Por suas características, é uma válvula indicada para aplicações corrosivas.
Modelo 459
A Válvula de Esfera Série 459 com dimensional de 1″ à 10″, é produzida em Resina de Epóxi Z-Core reforçados com Fibra de Carbono e sua haste é produzida em Hastelloy C276 encapsulado em Resina de Epóxi. Excede a Classe VI e suportam meios corrosivos agressivos e ambientes hostis de até 149°C. Por suas características, é uma válvula indicada para aplicações severas em meios corrosivos e abrasivos.
Modelos 400, 405, 450 e 455 sob consulta.
Clique e saiba mais. |
Válvula Borboleta
A Válvula Borboleta Série 800 é produzida em PRFV Durcor e possui dimensionais de 2″ à 12″. Sua composição a torna praticamente indestrutível, rivalizando com a resistência do aço quanto à tração e compressão, tornando-se superior quando se refere à propriedade anticorrosiva.
Seu disco é produzido em AISI316, Hastelloy ou Titânio com revestimento em PTFE/PFA e UHMWPE. Com conexões tipo Wafer ou Lug, suporta pressões de até 150PSI e Temperaturas de -16°C à 120°C.
Por suas características, é uma válvula indicada para aplicações corrosivas, resistente a abrasão e serviços com erosão.
Clique e saiba mais. |
Tubos, Conexões e Juntas de Expansão
Clique e veja mais informações sobre os Tubos, Conexões e Juntas de Expansão produzidos em Durcor além de outros produtos da Linha FRP / PRFV Resina de Epóxi, Derakane e Durcor, produzidos pela Pureflex.
Clique e saiba mais. |
Comentários